segunda-feira, 18 de abril de 2011

Encontro de Luta dos Movimentos Sociais

No dia 18 de abril de 2011, Praça Cívica, cerca de 500 pessoas de entidades do campo democrático e popular, realizaram o Encontro de Luta dos Movimentos Sociais.

Portando bandeiras predominantemente vermelhas e verdes, estudantes e trabalhadores do campo e da cidade, fizeram um dos maiores atos públicos de 2011 em repudio as medidas neoliberais e privatizantes do governo Marconi Perillo (PSDB).

Na pauta de reivindicações estavam: o pagamento do piso salarial para os professores (é lei mas o governo de Goiás não cumpre até hoje); melhorias no sistema de transporte coletivo, a instituição do passe livre para os estudantes; a ampliação do orçamento da cultura; melhores e maiores investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS);  garantia de recursos para a habitação rural, agricultura familiar e camponesa; a diminuição do preço dos combustíveis (aumentou devido à criação pelo governo estadual do fundo de transporte); o fim das privatizações anunciadas pelo governador Marconi Perillo e a solução da situação da Celg, empresa que, segundo os manifestantes, está quebrada “graças a desmandos de políticos de direita”.

O ato teve a participação de várias entidades, entre elas o MST, MCP, Rede de Educação Cidadã, CUT, Sintego, Fórum Permanente de Cultura, UNE, UBES, UGES, FETRAF, MPA, CPT, entre outras. Teve ainda a participação dos mandatos da deputada federal Marina Sant´Anna, do deputados federal Rubens Otoni e do deputado estadual Mauro Rubem.

REIVINDICAÇÕES:

o   Fim da corrupção
o   Eleições livres para diretores de escolas públicas
o   Passe livre para os estudantes
o   5% do orçamento para a Cultura
o   Melhorias no Sistema de Transporte Coletivo
o   Garantira de Recursos Suficientes para a habitação rural, agricultura familiar e camponesa
o   Piso salarial para os professores
o   SUS de qualidade
o   Autonomia para a Emater, garantindo assistência técnica pública contínua
o   IPASGO para os servidores
o   Criação da Secretaria da Juventude
o   Revogação do decreto 7.227 que elevou os impostos do Petróleo
o   Valorização da UEG
o   Liberação das licenças ambientais para os assentamentos
o   Resolução da situação da CELG e execução do programa Luz para Todos