terça-feira, 19 de abril de 2011

Jornada Nacional de Lutas do MST 2011 - El Dourado dos Carajás - 15 anos de impunidade

A Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, promovida pelo MST em todo o país, é realizada em memória aos 21 companheiros assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás (19 executados na hora e mais dois que não se recuperaram e morreram no hospital), em operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, no dia 17 de abril.


Depois de 15 anos de um massacre de repercussão internacional, o país ainda não resolveu os problemas dos pobres do campo, que continuam sendo alvo da violência dos fazendeiros e da impunidade da justiça.

Veja aqui as Reivindicações (http://www.mst.org.br/Jornada-Nacional-de-Lutas-pela-reforma-agraria-2011). 

Ato ecumênico, político e cultural marca 17 de abril no Pará 

 

19 de abril de 2011  
Por Márcio Zonta
De Eldorado dos Carajás (PA)

“As castanheiras lembram... E você?”. Foi dessa forma que aproximadamente 600 pessoas chegaram entoando a frase no ato político, ecumênico e cultural realizado no dia 17 de abril, no domingo pela manhã “na curva do S”.

Saindo as cinco e meia da manhã do assentamento 17 de abril, percorreram os sete quilômetros que caminharam as famílias há 15 anos, relembrando os companheiros tombados e o sofrimento daqueles que saíram em marcha no dia, que hoje é reconhecido como dia internacional de luta pela Reforma Agrária.
Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), presente no ato, “essa data lembra um dos dias mais brutais na história desse Brasil, que até hoje permanece impune”.

João Pedro Stedile, da Coordenação Nacional do MST, falou sobre a disputa emblemática pela terra na região. “Não podemos aceitar um testa de ferro das multinacionais, Daniel Dantas, comprando 56 fazendas na região”, disse.

Mesmo com uma temperatura de quase 37 graus, na cidade paraense de Eldorado de Carajás, as dezenas de pessoas que foram ao ato não dispersaram e ainda assistiram ao show do grupo de rap, A Família.

Em tom de protesto pelas chacinas acontecidas nas periferias das cidades e no campo, deixaram um recado: “é preciso lutar sempre contra as forças opressoras”, disse um dos integrantes.

No encerramento da semana, a festa da Reforma Agrária parabenizou os 15 anos do assentamento 17 de abril, destacando as conquistas da comunidade e a entrega do titulo definitivo da terra as famílias. Com shows da cantora e compositora Socorro Lira, Pereira da Viola, Clauber Martis e Zeca Tocantins, foram finalizadas as festividades.

Depoimento Senadora Ana Rita PT/ES Sobre  Massacre de El Dourado dos Carajás

“Neste momento em que refletimos sobre os 15 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, quero reafirmar o meu compromisso com a luta pela terra e reiterar que reprovo toda e qualquer ação violenta do latifúndio no campo. É lastimável que ninguém esteja preso por tamanha brutalidade. A impunidade é um dos fatores de incentivo a violência. Que os 15 anos deste capítulo tão triste de nossa história sirvam de reflexão sobre a legítima luta dos trabalhadores rurais pela terra. O acesso a terra significa justiça social, por isso toda organização que prima pela garantia desse direito deve ser preservada em suas lutas e recebe de minha parte solidariedade”.

* ANA RITA é Assistente Social, Senadora da República (PT-ES) e vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, e militante da Articulação de Esquerda.

Deputado Marcelino Galo promove Sessão na Assembléia Legislativa da Bahia e cobra Reforma Agrária

 

18 de abril de 2011
Da Página do MST 

A Assembleia Legislativa da Bahia resgatou a luta pela Reforma Agrária no país em uma sessão especial proposta pelo deputado estadual Macelino Galo (PT-BA), na última sexta-feira. Também participaram do evento representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra. O plenário foi tomado por integrantes de diversos movimentos sociais.

* MARCELINO GALO é Engenheiro Agrônomo, deputado estadual pelo PT/BA e militante da Articulação de Esquerda.

Valmir Assunção participa de manifesto em Eldorado dos Carajás

 

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) vai estar nas manifestações que vão ocorrer neste domingo em Eldorado de Carajás, no Estado do Pará, a convite dos movimentos sociais que lutam pela reforma agrária naquele estado. A manifestação relembra os 19 trabalhadores rurais sem terras mortos pela Polícia Militar daquele estado, e chama a atenção do governo brasileiro para a impunidade que permitiu que permanecessem livres da justiça os autores e executores do massacre.

A participação de Valmir nas manifestações no Pará reforça-lhe o caráter de líder do movimento dos sem terras não apenas na Bahia, onde é um dos fundadores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), mas a nível nacional, já que é uma das principais lideranças dos movimentos sociais na Câmara Federal, onde além de representante dos movimentos dos sem terras, lidera a formação da frente parlamentar em favor dos povos de terreiro e é um dos vice-líderes do PT na casa.

* VALMIR ASSUNÇÃO é Agricultor Familiar Assentado do MST, deputado federal do PT/BA e militante da Articulação de Esquerda.
http://pagina13.org.br/?p=7718



Deputado Marcon promove seminário pra reviver Eldorado dos Carajás 15 anos depois do massacre


“O massacre que aconteceu há 15 anos em Eldorado dos Carajás é uma mancha de sangue na história do Brasil.” Foi com essa fala que o deputado federal Marcon (PT-RS) deu início ao seminário do qual foi propositor: “Eldorado dos Carajás: 15 anos de impunidade”.

O seminário, que foi promovido pela Câmara dos Deputados, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14 de abril de 2011, no Auditório Nereu Ramos. Cerca de 400 pessoas circularam no auditório durante a manhã entre militantes e autoridades. Vários deputados marcaram presença, representantes de entidades, ministérios, senadores, sindicatos e, em especial, movimentos sociais.

As falas durante o seminário foram unânimes quanto a necessidade de justiça, de acabar com a impunidade nos crimes cometidos contra os movimentos campesinos. O dirigente do MST, João Paulo Rodrigues, relatou que, segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, houveram mais de 1500 assassinatos no campos nos últimos anos.

Diante destes dados, o representante da secretaria geral da presidência, Paulo Maldos, relembrou que criminosos continuam impunes no Brasil há muito tempo. O exemplo citado foi a ditadura militar, que possui uma soma de 800 desaparecidos. Maldos acrescentou que a ditadura militar brasileira é co-autora das ditaduras que aconteceram nos demais países da América latina, pois exportava os métodos de tortura.

Com essas colocações de Paulo Maldos, foi ressaltada a importância da implantação da Comissão da Verdade, defendida pela Ministra da secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, no seminário representada por seu secretário executivo, André Lázaro. “Com a implantação da Comissão da Verdade não só as questões da ditadura seriam investigadas, mas todos os crimes e criminosos impunes”, ressaltou Lázaro.

Na coordenação da mesa, Marcon quebrou o protocolo quando chamou para compô-la o deputado Valmir Assunção (PT-BA), justificando a importância do colega parlamentar estar naquele espaço uma vez que, como Marcon, Valmir é assentado do MST. Além de Valmir,  João Paulo, Paulo Maldos, André Lázaro, e o senador Suplicy fizeram parte da mesa de trabalhos.

Ao final do seminário, Marcon avaliou que o seminário cumpriu com seus objetivos , pois além de reavivar a memória dos 19 assassinados, trouxe para dentro do parlamento as discussões dos movimentos sociais. “Agora conseguimos fincar de fato a bandeira dos movimentos sociais no meio da burguesia e do latifúndio que é maioria nesta casa” concluiu o deputado, assentado sem-terra.

* MARCON é Agricultor Familiar Assentado do MST, deputado federal do PT/RS, e militante da Articulação de Esquerda.