domingo, 4 de dezembro de 2011

Falece o Dr. Sócrates: gênio do futebol e campeão da cidadania

Sócrates morreu às 4h30 deste domingo aos 57 anos em decorrência de um choque séptico, que ocorre quando bactérias de uma infecção chegam à corrente sanguínea e se espalham pelo corpo.

“Dr. Sócrates ou Magrão” como carinhosamente era chamado, foi um dos líderes da Democracia Corintiana, movimento que permitiu o voto de jogadores, comissão técnica e diretoria em todos os assuntos do clube, que durou até a chegada do time às semifinais do Campeonato Brasileiro de 1982 e a conquista do Paulista em 1982 e 1983. O movimento acabou em 1984.

Com o time, também se envolveu em manifestações de protesto contra o regime militar brasileiro, na época das "Diretas Já" e com frases como "Quero votar para presidente". Um pôster da equipe trazia as palavras "Democracia: Vencer o campeonato é o menor detalhe."

Em nota oficial o presidente Lula se referiu a Sócrates como "craque no campo e grande amigo". Leia a nota na íntegra:

Sócrates na casa de Lula, SP-1982.
O Doutor Sócrates foi um craque no campo e um grande amigo. Foi um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política, além de seu imenso talento como profissional do futebol.

A contribuição generosa de Sócrates para o Corinthians, para o futebol e para a sociedade brasileira jamais será esquecida. Neste momento de tristeza, prestamos solidariedade a esposa, familiares e amigos do Doutor.

Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia e familiares


Sócrates em ato pelas Diretas Já!
Com relação ao título de campeão brasileiro conquistado hoje pelo Corinthians, Lula disse no site do instituto cidadania que: “Esse título também é uma homenagem ao Dr. Sócrates. Ele fará muita falta.”

A presidenta Dilma também divulgou nota de pesar, dizendo que “além de gênio do futebol, Sócrates foi um campeão da cidadania”. Leia a nota abaixo:

Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pelo falecimento do jogador Sócrates
O Brasil perde um de seus filhos mais queridos, o doutor Sócrates. Nos campos, com seu talento e seus toques sofisticados, foi um gênio do futebol, a ponto de ser considerado o melhor jogador sul-americano de 1983, e ser escolhido pela FIFA, em 2004, como um dos 125 melhores jogadores vivos da história. Como jogador do Corinthians, deu muitas alegrias à torcida.

Além de ídolo do futebol, Sócrates foi um campeão da cidadania. Fora dos campos, nunca se omitiu. Foi um brasileiro atuante politicamente, preocupado com o seu povo e o seu país. Procurando o bem-estar de seus companheiros, ajudou  a implantar um sistema democrático no clube em que atuava. Participou também ativamente da campanha pelas Diretas-Já e de outros momentos importantes da redemocratização do país.

Lamento a perda de um grande brasileiro e envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores.         

Dilma Rousseff      
Presidenta da República Federativa do Brasil
http://blog.planalto.gov.br/alem-de-genio-do-futebol-socrates-foi-um-campeao-da-cidadania-diz-presidenta-em-nota/


Zico também lamentou a morte de Sócrates a quem se referiu como alguém que tinha uma "inteligência incomum":

"Era um cara espetacular. Como jogador não há nem o que dizer, um dos melhores com quem joguei. Era engajado em causas do dia a dia, em assuntos que até fugiam da área dele. A grande qualidade era a lealdade. Tive o privilégio de ser amigo dele. Nossos filhos são amigos. Está indo muito cedo e num dia especial. Tinha inteligência incomum. Você sempre esperava coisa boa dele. (site do globo esporte)".






Sócrates e Casa Grande.

Casa Grande, ex-jogador e ídolo da fiel , ficou bastante abalado com a morte do companheiro de time. Segundo Casa Grande:

"uma parte da minha história foi embora, comecei a pensar em tudo o que tinha acontecido. Metade da minha história foi embora, agora falta um complemento. Eu ficava meses e anos sem vê-lo, mas a nossa relação parecia aquele desenho que os personagens uniam os anéis" (site da Veja).


Certamente hoje é um dia de luto para todo o povo brasileiro que perde um herói do futebol e da política.