quinta-feira, 1 de março de 2012

Conferência que discutiu os desafios da esquerda na América Latina e Caribe, em Lima - Perú, Janeiro/2011





No dia 20 de Janeiro de 2011, a Otra Mirada  organizou, em Lima no Perú, um Seminário para tratar dos desafios da esquerda na América Latina, em parceria com o Foro de São de Paulo.  Segue para conhecimento o quinto vídeo da conferência. Para assistir o restante dos vídeos é só acessar os link's que estão abaixo do texto. 

A Otra Mirada é uma organização sem fins lucrativos que visa ajudar a desenvolver uma sociedade justa e solidária, onde indivíduos e grupos podem desenvolver as suas capacidades completas, no Peru e uma América Latina livre e aberto para o mundo. Atividades desenvolvidas para esta formulação, a formação proposta, e comunicação com vista a atingir este objetivo.  

O Foro de São Paulo (FSP) é um encontro de partidos políticos e organizações de esquerda da América Latina e Caribe. Foi constituido em 1990 quando, juntamente com Fidel Castro, o Partido dos Trabalhadores (PT) convidou outros partidos e movimentos sociais e revolucionários da America Latina e do Caribe para discutir alternativas às políticas neoliberais dominantes na América Latina da década de 1990 e promover a integração econômica, política e cultural da região.

Segundo a organização, atualmente mais de 100 partidos e organizações políticas participam dos encontros. No Brasil, os partidos que compõe o Foro são: PT, PDT, PCdoB, PSB e PCB. As posições políticas variam dentro de um largo espectro, que inclui partidos social-democratas, organizações comunitárias, sindicais e sociais inspirados pela Igreja Católica, grupos étnicos e ambientalistas, organizações nacionalistas, partidos comunistas e ex-grupos guerrilheiros.

O Forum foi criado em 1990 pelo Partido dos Trabalhadores, em São Paulo, onde a reunião se realizou pela primeira vez. Desde então, o FSP tem acontecido a cada um ou dois anos, em diferentes cidades: Manágua (1992), Havana (1993), Montevidéu (1995), San Salvador (1996), Porto Alegre (1997), México (1998), Manágua (2000), Havana (2001), Antígua (2002), Quito (2003), São Paulo (2005), San Salvador (2007) e Montevidéu (2008). O atual Secretario Executivo do Foro de São Paulo é Valter Pomar, Doutorado em História Econômica pela USP, foi membro da executiva nacional do PT entre 1997 a 2005 exercendo as funções de 3o Vice-Presidente a Secretário de Relações Internacionais do Partido, e membro da Articulação de Esquerda.